quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As condições de navegação

A abolição dos escravos, já foi decretada a vários anos por meio da Lei Áurea, na ocasião, assinada pela Princesa Isabel. Infelizmente podemos afirmar que a escravidão continua presente em nossos dias, mesmo se tratando de século avançado.
Um dos grandes problemas era que os navios já não contava com um estado de conservação regular a ponto de oferecer a todos os tripulantes algum tipo de segurança durante as longas viagens.O outro problema era que Portugal não reunia condições financeiras suficientes para empregar na aquisição de navios novos e mais bem equipados. Estas embarcações já haviam enfrentado longas viagens em busca das riquezas indianas com isso suas condições eram precárias.


Com os reis Felipes a ousadia continuou com a ambição de negócios cada vez mais lucrativos. As embarcações eram fabricadas com materiais questionáveis eram fabricadas com materiais de qualidade inferior, o mesmo ocorria com relação a manutenção destas embarcações. Após inúmeras viagens para realização do comércio com as Índias, estas mesmas embarcações serviriam para transportar escravos com destino ao Novo Mundo.
Com a Companhia Geral do Comércio do Brasil a coroa portuguesa percebeu que precisava enviar escravos em grande quantidade ao Brasil. A solução era sobrecarregar os navios já em uso, que em sua grande maioria eram de baixa capacidade, com isso havia grande dificuldade.
O que percebemos também, é o ligeiro aumento na ousadia das embarcações, sempre com objetivo de aumentar em tamanho, conseqüentemente em capacidade de carga. D. João III foi o mais ousado com embarcações de até 800 toneladas. Por outro lado, estes avanço e esta coragem, revela um ponto negativo, pois devido ao aumento do tamanho dos navios vêm junto a dificuldade de controlá-los em curso, há também perda de velocidade, pois o peso aumenta consideravelmente.
Companhia das Índias Ocidentais, esta era a detentora do tráfico de negros para o Brasil. As condições do transporte de escravos advindos da África para o nordeste brasileiro não eram diferentes as já reveladas neste expediente. " o mau alojamento, a falta de espaço suficiente para se moverem, o descuido pelos mais banais princípios de higiene eram comuns nos navios flamengos usados no tráfico "




Nessa postagem busquei mais demonstrar, de maneira sucinta, a "delicada" condição do transporte de escravos no "auge" do tráfico negreiro realizado principalmente pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. Com uma linguagem mais clara e argumentos práticos. - Bianca Costa 1ºB







12 comentários:

  1. Essa postagem foi muito boa, esclareceu varias duvidas que eu tinha sobre as condições dos escravos nessa época.

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  2. O legal desse Blog é que as postagens são com uma língua mais fácil, facilitando o entendimento. Muito bom, gostei!!

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  3. Muito bom, geralmente a gente nao aprende assim, bem explicado. Parabens.

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  4. Aborda um tema muito interessante e que é pouco retratado, gostei bastante, parabéns.

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  5. Otimo blog, vai ajudar muito na hora das provas, Ja sei por onde me guiar e estudar para fazer uma prova, um dos melhores blog que eu já vi, muito bem elaborado!

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  6. Muito bom o blog explica de uma forma clara fazendo com que o leitor entenda com facilidade, e aborda um tema muito bom, a hístoria dos escravos em minas.

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  7. mt bom esse blog, além de ser um assunto bem interessantes, vocês conseguem passar aos leitores seus conhecimentos.

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  8. Adorei esse blog, tem um texto bem fácil de entender, muito massa. (:

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  9. caramba muito legal, amei super interessante !

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  10. O blog é ótimo, vai ajudar muito na hora das duvidas!

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  11. Gostei muito dessa postagem, pois eu não sabia as condições dos escravos nos navios, me tirou uma duvida enorme esse blog. parabéns!

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  12. Excelente iniciativa! Além de muito esclarecedor e com uma linguagem bem acessivel a todos.

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